“QR CODE”

TERCEIRA PESSOA

FICHA TÉCNICA

 

QR CODE é uma instalação multimédia e performativa que explora a visualização gráfica de códigos bidimensionais — Quick Response Code— como via de criação, com outras linguagens artísticas, para a concepção e pesquisa do conceito de “Media as Extensions” de Marshall McLuhan, na capacidade de os meios de comunicação serem extensões das faculdades humanas, podendo transferir para o espaço presente a realidade global e a sua consequente contaminação.


O objecto é composto por diferentes medias – performance, vídeo, som, instalação – como elementos polifónicos no espaço presencial, testando os limites da comunicação e as possibilidades de informação. Movendo-se por dois espaços com presenças e tempos distintos – espaço interior da galeria e espaço exterior das ruas de cada lugar – propõe-se uma relação imersiva e reflexiva resultante da tensão entre a experiência física e virtual.

QR CODE é uma instalação-rizoma, uma rede de conexões múltiplas entre objectos, organismos e experiências híbridas.

 

Bio

A Terceira Pessoa é uma estrutura que desenvolve projectos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e na área dos cruzamentos disciplinares. Nos seus projectos privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas. O seu trabalho gira em torno da arte enquanto ciência da experiência e da experimentação, assente num diálogo e troca constante entre públicos e artistas. A Terceira Pessoa é também um lugar por vir.

www.terceirapessoa.pt

“QR CODE”

TERCEIRA PESSOA

 

Ficha Técnica

Criação colectiva
Ana Gil
Márcia Lança
Maria Leonardo Cabrita
Nuno Leão
Óscar Silva
Rui Dias
Tiago Moura

Apoio à montagem técnica
Pedro Fonseca

Design de comunicação
Cátia Santos

Produção executiva
Bruno Esteves

Produção
Terceira Pessoa

Financiamento
Direção-Geral das Artes
República Portuguesa – Cultura

Residência de criação
Fábrica da Criatividade, Castelo Branco

Apoio
ASTA/Festival Portas do Sol
Festival Temps d’Images
Rua das Gaivotas 6
Um Coletivo
LAMA Teatro (Faro)
Câmara Municipal de Castelo Branco/Fábrica da Criatividade