“FUSO 2016 – 23 a 28 de Agosto“
Programa
25 Agosto, 22h
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado
Tonteiras sem Fronteiras (DizzyMess)
Curadoria de Vivian Ostrovsky
Duração da sessão 68’
Há dois anos atrás recebi um convite para participar num projeto sobre o tema da tontura, iniciado pelos artistas/cineastas austríacos Ruth Anderwald e Leonhard Grond. Este é ainda um processo em curso que terminará em 2017.
Comecei por pesquisar, com a minha colaboradora, Ruti Gadish, como a tontura tem sido representada no cinema e vídeo, o que me levou à criação do blogue on-dizziness.org.
O que me atraiu neste tema foi o estado de perceção alterada, desorientação espacial e instabilidade em relação às imagens em movimento. A perca de ancoramento pode servir como catalisador para explorar novos ambientes e pode trazer consigo uma sensação de vertigem e até mesmo tolice.
A tontura que inspira artistas e cineastas para irem além das suas fronteiras é o que procuro. Esperemos que os trabalhos apresentados esta noite desafiem a perceção e consciência dos espectadores.
Buster Keaton, One Week, 1920, 22’17’’
Primeiro filme a solo de Keaton. Buster e a sua mulher, recém-casada, Sybil Seely, são confrontados pela sua casa construa você mesmo, pré-Ikea, que chega numa caixa. De acordo com as instruções, esta poderá ser facilmente feita numa semana. Mas eventos imprevisíveis interferem com os seus planos…
Realização Edward F. Cline, Buster Keaton
Produção Joseph M. Schenck
Argumento Edward F. Cline, Buster Keaton
Atores Buster Keaton, Sybil Seely, Joe Roberts
Cinematografia Elgin Lessley
Montagem Buster Keaton
Erik Wesselo, Düffels Möll, 5’23’’
Documentação da performance do artista Erik Wesselo onde ele é ligado a uma hélice giratória de um moinho de vento tipicamente holandês.
Jorge Galindo & Santiago Sierra, Los Encargados, 2012, 5’56’’
Santiago Sierra e Jorge Galindo organizaram uma inconvencional “coluna de batedores” que percorre em procissão uma das mais prestigiosas avenidas de Madrid em 2012. Como não tinham permissão para conduzir a performance, fizeram de qualquer forma, estilo guerrilha, com uma dúzia de câmaras a documentar a cena.
Realização Jorge Galindo e Santiago Sierra
Produção José Manuel for the Gallery Helga de Alvear, Madrid
Cinematografia Enrique Fernàndez Ortiz
Edição Ivàn Aledo
Música La Varsoviana Sovietica
Ingerlise Hansen, Travelling Fields, 2009, 9′
O filme foca-se num fenómeno particular que ocorre através de uma mudança de perspetiva e movimentos de camara animados, como forma de redefinir um lugar e a sua geografia. Secções da paisagem são documentados pela câmara em movimento virada ao contrário, um frame de cada vez, ao longo de um caminho. O filme move-se entre diferentes topografias e localizações na Península de Kola e a Norte da Rússia.
Realização Inger Lise Hansen
Câmara Hilde Malme, Greg Pope
Montagem Inger Lise Hansen
Som Sturla Einarson
Produção Fjordholm filmproduksjon
Peter Tscherkassky, Dream Work, 2002, 11’
Dream Work conecta o cinema com o inconsciente. Cenas de um filme de Hollywood revelam as forças escondidas do sonho que o próprio cinema contém. Pontos de vista que mudam fluidamente chegam a um crescendo e decompõem-se nas películas de cinema, editando em celuloide para tornar os sonhos palpáveis.
Realização Peter Tscherkassky
Música Kiswasch Saheb Nassagh
Rose Lowder, Bouquets, 1994, 14’
Lowder escolhe filmar no sul de França, perto da sua casa em Avignon. Os seus filmes frame a frame envolvem ajustar o foco para cada frame individual do filme, e depois avançar para o próximo assunto. O efeito é um sentimento simultâneo de movimento e estabilidade, criando uma séria de saltos e sobreposições dos seus temas brilhantes. Um olhar diferente do Impressionismo.
“FUSO 2016 – August 23 to 28“
Program
August 25, 10pm
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado
Tonteiras sem Fronteiras (DizzyMess)
Curatorship by Vivian Ostrovsky
Total running time 68’
Two years ago, I received an invitation to participate in a project on the theme of dizziness, initiated by Austrian artist/filmmakers Ruth Anderwald and Leonhard Grond. This is still an ongoing process which will end in 2017.
I started by researching, with my collaborator Ruti Gadish, how dizziness has been represented on film and video and this led to the creation of a project blog: on-dizziness.org.
What appealed to me in this theme was the state of altered perception, spatial disorientation and instability in relation to moving images. The loss of groundedness can be a catalyst for exploring new surroundings and can bring with it a sense of giddiness and even foolishness perhaps.
Dizziness in the sense it inspires artists and filmmakers to move beyond their known borders was what I was looking for. Hopefully the works presented tonight will challenge the viewer’s perception and consciousness as well.
Buster Keaton, One Week, 1920, 22’17’’
Keaton’s first solo film. Buster and his newlywed wife, Sybil Seely, are confronted by their pre-Ikea, build-it-yourself house that arrives in a box. According to the instructions, this can easily be done in a week. But unforeseen events interfere in their plans…
Directing Edward F. Cline, Buster Keaton
Production Joseph M. Schenck
Script Edward F. Cline, Buster Keaton
Cast Buster Keaton, Sybil Seely, Joe Roberts
Cinematography Elgin Lessley
Editing Buster Keaton
Erik Wesselo, Düffels Möll, 5’23’’
Documentation of artist Erik Wesselo’s performance in which he is attached to a typical Dutch windmill’s revolving sail.
Jorge Galindo & Santiago Sierra, Los Encargados, 2012, 5’56’’
Santiago Sierra and Jorge Galindo organised an unusual motorcade along one of the most prestigious avenues of Madrid in 2012. Since they did not have permission to conduct the performance, they did it anyway, guerilla style, with a dozen cameras documenting the scene.
Directing Jorge Galindo and Santiago Sierra
Production José Manuel for the Gallery Helga de Alvear, Madrid
Cinematography Enrique Fernàndez Ortiz
Editing Ivàn Aledo
Music La Varsoviana Sovietica
Ingerlise Hansen, Travelling Fields, 2009, 9′
The film focuses on particular phenomena occurring through a change of perspective and animated camera movements, as a way of redefining a place and its geography. Sections of the landscape are documented by moving the camera upside-down, one frame at a time, on a path. The film moves between different topographies and locations in the Kola Peninsula and Northern Russia.
Directing Inger Lise Hansen
Camera Hilde Malme, Greg Pope
Editing Inger Lise Hansen
Sound Sturla Einarson
Production Fjordholm filmproduksjon
Peter Tscherkassky, Dream Work, 2002, 11’
Dream Work connects filmmaking to the unconscious. Scenes from a Hollywood movie reveal the hidden dream forces contained by cinema itself. Fluidly changing points of view reach a crescendo and break down into sprocketed film strips, editing celluloid to make dreams palpable.
Directing Peter Tscherkassky
Music Kiswasch Saheb Nassagh
Rose Lowder, Bouquets, 1994, 14’
Lowder chooses to shoot in southern France, near her home in Avignon. Her frame by frame films involve adjusting the focus for each individual film frame, then moving to the next subject. The effect is a simultaneous feeling of movement and stability, creating a series of jumps and overlaps of her bright subjects. A different view of Impressionism.