“VIAGEM”

Catarina Molder, Noé Sendas, José Caldas

 

 

Recital cénico para canto, piano e vídeo.

 

Partida, despedida, passagem para o interior da nossa memória, dos nossos sonhos, dos nossos medos, procura, encontro com o duplo, encontro amoroso, perda, iniciação.

Percurso criado por múltiplos universos poéticos, musicais e plásticos oriundos de tempos diferentes, que num dado momento se encontram.

Pensado em formato cénico, este recital para canto, piano e vídeo pretende lançar novos caminhos para o tradicional recital de canto e piano, questionando o seu limite com as restantes artes do palco.

Uma cantora/atriz cria cumplicidades com as imagens de um vídeo/espelho mágico, gerador de enigmas e personagens, acontecimentos, ambientes, impressões, sugeridos pela música e pelos poemas das canções que compõem este programa. Um espelho em que ela própria se reflete, se perde e se reencontra.

Os ambientes impressionistas de Debussy, o lirismo emotivo e intenso de Poulenc – dois dos mais altos expoentes da mélodie francesa na primeira metade do século XX, que musicam os maiores poetas do seu tempo. A sensualidade crua e implacável das canções de Chagas Rosa sobre epigramas de Platão, o expressionismo nos lieder dos compositores da segunda escola de Viena – Schönberg e Webern sobre os poemas de G. Falke e R. Dehmel.

 

 

(EN) Synopsis

Scenic recital for singing, piano and video.

 

Departure, farewell, passage to the interior of our memory, our dreams, our fears, search, encounter with the double, amorous encounter, loss, initiation.

A journey created by multiple musical, poetic and plastic universes from different times, which at a given moment they meet.

Designed in scenic format, this recital for singing, piano and video aims to launch new paths for the traditional singing and piano recital, questioning its limit with the rest of the stage arts.

A singer/actress creates complicities with the images of a video/magic mirror, generator of puzzles and characters, events, environments, impressions, suggested by the music and poems of the songs that make up this program. A mirror in which she reflects, loses and reunites herself.

Debussy’s impressionist environments, the emotional and intense lyricism of Poulenc – two of the highest exponents of French melody in the first half of the twentieth century, who play the greatest poets of their time. The crude and relentless sensuality of Chagas Rosa’s songs about Plato’s epigrams, expressionism in the lieder of the composers of the second Vienna’s school – Schönberg and Webern on the poems of G. Falke and R. Dehmel.

Ficha técnica

 

Soprano Catarina Molder

Piano Nuno Barroso

Conceção Catarina Molder

Direção cénica José Caldas

Espaço cénico e Vídeo Noé Sendas

Figurinos Adriana Molder

Desenho de luz Paulo Graça

Coprodução Festival Temps d’Images/DuplaCena, Centro Cultural de Belém

 

 

 

(EN) Credits

 

Soprano Catarina Molder

Piano Nuno Barroso

Concept Catarina Molder

Scenic direction José Caldas

Scenic space and Video Noé Sendas

Costumes Adriana Molder

Light design Paulo Graça

Co-production Festival Temps d’Images/DuplaCena, Centro Cultural de Belém