“A PAREDE”

Alexandre Pieroni Calado e Paula Garcia
Leonardo Mouramateus, João Ferro Martins, Elfriede Jelinek

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Esquartejar um bode e arrancar-lhe os testículos obriga geralmente a uma troca de roupa.

Em A Parede, ascendem do Hades os espectros de duas mulheres, talvez as escritoras Sylvia Plath e Ingeborg Bachmann – talvez porque estas poderão representar tantas outras, diz-nos Elfriede Jelinek – num exercício ridículo de vitimização e inveja que aponta para um modo muito sarcástico de lidar com a dor e com o silenciamento feminino.

 

Biografia 

Alexandre Pieroni Calado. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) e na Escola de Comunicações e Artes (São Paulo). Criou a solo Tête de Meduse; da beleza ou o sistema nervoso dos peixes; Absence; Pregação. Criou em colaboração O Declive e a Inclinação e A Morte nos Olhos, com João Ferro Martins; A arte degenera à medida que se aproxima do teatro, com Paula Garcia. Encenou A Parede e A Morte e a Donzela. Dramas de Princesas, de Elfriede Jelinek; Kaspar: Palavra Soprada, de Peter Handke; Woyzeck 1978, de Georg Büchner; Quarteto, de Heiner Müller. Participou como actor nos seus projectos, tendo também trabalhado com Rogério de Carvalho, Ivica Buljian, Tiago Mateus, Eugéne Green, Manuel Mozos, Rubene Palma Ramos e Hugo Canoilas.


Paula Garcia é performer e criadora em teatro. Trabalhou com Rogério de Carvalho, Alexandre Pieroni Calado, Nuno Cardoso, António Augusto Barros, Sílvia Brito, Paulo Lage, Sofia Lobo, Ágata Pinho e Joana Linda, entre outros. É co-criadora do espectáculo A Parede de Jelinek, com Alexandre Pieroni Calado (CAL, Festival Temps D’Images 2020), co-criadora das performances A arte degenera à medida que se aproxima do teatro, com Alexandre Pieroni Calado (TNSC/MNAC 2017), criadora do espectáculo Estepe (TEUC 2016/2017), co-criadora do espectáculo Rewind, com Nuno Fonseca (Teatro Cão Solteiro, Festival Temps D’Images 2016), da performance ______, os girassóis esperam por ti todos os dias, com Renata Sancho (MANPOWER’16), do espectáculo Venus <3 Adonis, com André Godinho (CCB, Festival Temps d’Images 2012), Batalha, com Rui Neto e Francisco Salgado (Teatro da Trindade 2005) e criadora de Um Título para Macbeth (Casa Conveniente 2006). Em cinema, trabalhou para Alison Murray, Atom Egoyan, Inês Oliveira, André Godinho, João Nicolau, Marco Pontecorvo, Patrick Mendes, Mariana Gaivão, Leonardo António, Renata Sancho e Carlos Conceição. Esteve nomeada para o prémio de melhor intérprete feminina no Festival International du Film D’Amiens 2013. pelo protagonismo na longa-metragem Bobô realizada por Inês Oliveira. Em artes plásticas, trabalhou para Hugo Canoilas (Filme/ instalação vídeo Debaixo do Vulcão, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado -MNAC/SONAE ARTE CYCLES 2016/2017), Raquel Melgue (locução, VAALIE#0265 integrada na exposição colectiva “O outro quando (não) estamos a olhar”, Biblioteca FCT/UNL (estórias Portugal_África – imagens & narrativas) e Vasco Araújo (fotografia Maria Helena, Galeria Filomena Soares 2011).

 

 

Ficha Técnica

Texto Elfriede Jelinek;

Concepção, Encenação Alexandre Pieroni Calado;

Co-criação, Interpretação Paula Garcia;

Filme Leonardo Mouramateus;

Operação de Câmara Joana Silva Fernandes;

Desenho de Som João Ferro Martins;

Interpretação ao Piano Filipe Raposo;

Tradução Anabela Mendes;

Apoio Vocal Natália de Matos;

Direcção Técnica João Chicó;

Design de Comunicação Miguel Pacheco Gomes

Financiamento Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes; Câmara Municipal de Almada; Goethe-Institut de Lisboa.

Apoio Câmara Municipal de Lisboa/Pólo das Gaivotas; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo/Centro Juvenil; DCSA-FCT/UNL; Edições Afrontamento; Around Meridian SA; Teatro Extremo; Companhia Olga Roriz; Escola da Noite; Latoaria; Rádio África; Antena 2.

“A PAREDE”

Alexandre Pieroni Calado e Paula Garcia
Leonardo Mouramateus, João Ferro Martins, Elfriede Jelinek

 

To quarter a goat and to tear his balls apart eventually forces one to change clothes.

In The Wall, the ghosts of two women rise from the Hades, maybe the writers Sylvia Plath and Ingeborg Bachmann – maybe only because Elfriede Jelinek tells us these two represent many others – committed to an exercise of ridiculous victimization and envy that points at a very sarcastic way of dealing with pain and feminine silencing.

 

Biography

Alexandre Pieroni Calado studied at Lisbon Theatre and Cinema School (ESTC-IPL, Portugal) and at School of Arts and Comunications (ECA-USP, Brazil). Created solo the works Tête de Meduse; da beleza ou o sistema nervoso dos peixes; Absence; Pregação. Created collaboratively O Declive e a Inclinação and A Morte nos Olhos, with João Ferro Martins; Art degenerates as it approaches theatre, with Paula Garcia. Directed for the theatre A Parede and  A Morte e a Donzela. Dramas de Princesas, by Elfriede Jelinek; Kaspar: Palavra Soprada, by Peter Handke; Woyzeck 1978, by Georg Büchner; Quartet, by Heiner Müller. Worked as performer in his own projects and also for Rogério de Carvalho, Ivica Buljian, Tiago Mateus, Eugéne Green, Manuel Mozos, Rubene Palma Ramos e Hugo Canoilas.

 

Paula Garcia is a theater performer and director. She worked with Rogério de Carvalho, Alexandre Pieroni Calado, Nuno Cardoso, António Augusto Barros, Sílvia Brito, Paulo Lage, Sofia Lobo, Ágata Pinho and Joana Linda, among others. She is co-director of the Wall  by Jelinek, with Alexandre Pieroni Calado (CAL, Festival Temps D’Images 2020), co-director of the performance Art degenerates as it approaches the theater, with Alexandre Pieroni Calado (TNSC / MNAC 2017), director of Estepe (TEUC 2016/2017), co-director of Rewind, with Nuno Fonseca (Teatro Cão Solteiro, Festival Temps D’Images 2016), co-director of the performance ______, os girassóis esperam por ti todos os dias, with Renata Sancho (MANPOWER’16), co-director of Venus <3 Adonis, with André Godinho (CCB, Festival Temps d’Images 2012), co-director of Batalha, with Rui Neto and Francisco Salgado (Teatro da Trindade 2005) and director of Um Título para Macbeth (Casa Conveniente 2006). In cinema, she worked has an actress for Alison Murray, Atom Egoyan, Inês Oliveira, Renata Sancho,  André Godinho, João Nicolau, Marco Pontecorvo, Patrick Mendes, Mariana Gaivão, Leonardo António and Carlos Conceição. She was nominated for the award for best female interpreter at the Festival International du Film D’Amiens 2013, for her role in the feature film Bobô directed by Inês Oliveira. In visual arts, she worked for Hugo Canoilas (Film / video installation Under the Volcano, National Museum of Contemporary Art of Chiado -MNAC / SONAE ARTE CYCLES 2016/2017), Raquel Melgue (voiceover, VAALIE # 0265 integrated in the collective exhibition O outro quando (não) estamos a olhar, Biblioteca FCT / UNL (Portugal_África stories – images & narratives) and Vasco Araújo (Maria Helena, Galeria Filomena Soares 2011).

 

 

Credits

Text Elfriede Jelinek;

Concept, Direction Alexandre Pieroni Calado;

Co-creation, Performing Paula Garcia;

Movie Leonardo Mouramateus;

Camera, Photography Joana Silva Fernandes;

Sound design João Ferro Martins;

Piano played by Filipe Raposo;

Translation Anabela Mendes;

Vocal coach Natália de Matos;

Technical direction João Chicó;

Comunication design Miguel Pacheco Gomes

Funding: Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes; Câmara Municipal de Almada; Goethe-Institut de Lisboa.

Partners: Câmara Municipal de Lisboa/Pólo das Gaivotas; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo/Centro Juvenil; DCSA-FCT/UNL; Edições Afrontamento; Around Meridian SA; Teatro Extremo; Companhia Olga Roriz; Escola da Noite; Latoaria; Rádio África; Antena 2.