“SUIT AU DERNIER MOT”
Olga Mesa
A coreógrafa e artista visual espanhola Olga Mesa apresenta pela primeira vez em Portugal Suite au Dernier Mot, um poema visual e coreográfico, ao mesmo tempo autobiográfico e documental, que explora as noções de território, olhar, memória e emoção.
Neste “solo acompanhado”, a artista revela-se simultaneamente como sujeito e objeto da sua criação, colocando o corpo num território de funções e aplicações que denomina de “coreograma”. Olga Mesa, que neste trabalho contou com a colaboração do seu cúmplice de longa data, o artista visual Daniel Miracle, explora o espaço virtual e o espaço real entre o corpo e a sua observação, numa abordagem fragmentária do processo de criação do movimento a partir do olhar que o origina e da sua perceção pelo espectador.
Ficha técnica
Coreografia e Interpretação Olga Mesa
Criação audiovisual e sonora Daniel Miracle
Colaboração artística Marc Hwang
Música – Mistura de Daniel Miracle, «Me estoy enamorando de ti» pela Orquestra Cubana de Armando Orefiche
Produção Companhia Olga Mesa
Coprodução Centre National de la Danse (CND) – Paris, Espace Pier Paolo Pasolini – Valenciennes, El Ojo de la Faraona – Canárias, Consejería de las Artes – Communidad de Madrid
Colaboração Théâtre de la Ville – Paris
Apoio L’Association pour la Danse Contemporaine (ADC) e Théâtre de l’Usine – Genebra
“SUIT AU DERNIER MOT”
Olga Mesa
The Spanish choreographer and visual artist Olga Mesa presents for the first time in Portugal Suite au Dernier Mot, a visual and choreographic poem, while autobiographical and documentary, which explores the notions of territory, gaze, memory and emotion.
In this “accompanied solo” the artist reveals herself as both subject and object of its creation, placing the body in a territory of functions and applications that she calls “choreogram”. Olga Mesa, which in this study with the collaboration of his longtime accomplice, the visual artist Daniel Miracle, explores the virtual and real space between the body and its observation in a piecemeal approach in the creation process of moving from the look that originates and its perception by the viewer.
Credits
Choreography and Performance Olga Mesa
Visual and Sound concept Daniel Mirace
Artistic collaboration Marc Hwang
Music – Mixing Daniel Miracle, “Me estoy enamorando de ti” by Orquestra Cubana de Armando Orefiche
Production Company Olga Mesa
Co-production Centre National de la Danse (CND) – Paris, Espace Pier Paolo Pasolini – Valenciennes, El Ojo de la Faraona – Canary Islands, Consejería de las Artes – Communidad de Madrid
Collaboration Théâtre de la Ville – Paris
Support L’Association pour la Danse Contemporaine (ADC) and Théâtre de l’Usine – Geneva