CICLO ARTE #2
PROJEÇÕES
Le Rossignol (O Rouxinol) | Christian CHAUDET
2005, 48’
Coprodução: ARTE France, Agat Films E Cie, Mikros Image
A música de Stravinsky, o conto de Andersen, a voz de Natalie Dessay e as imagens em 3D, fazem deste filme um objeto raro, o que lhe valeu o Fipa d’Or 2005. Trata-se, pois, de uma bela homenagem a Andersen por ocasião do bicentenário do seu nascimento.
Georgia. Le cœur volé (Georgia. O Coração Roubado) | Stefanie THIERSCH
2002, 27’
Produção: Film Acqua
Um policial poético, uma dança inspirada num poema de Philippe Soupault, datado de 1922.
Sobre o rio Sena, em Paris, um homem em cima de um barco escreve apaixonadamente palavras num pedaço de papel e depois atira-o à água. Sobre uma ponte, uma mulher sopra, e o seu sopro transforma-se numa violenta brisa…
Frankfurt dance cuts (Fragmentos de Dança Frankfurt) | Lutz GREGOR
2004, 26’
Produção: Köln Tagtraum, ZDF, ARTE
Quatro coreografias de antigos bailarinos do Ballet de Frankfurt.
Em “Kiki” (Alan Barnes), um homem sofre uma metamorfose e transforma-se em bailarino; Em “Iris” (Prue Lang), uma mulher copia os feitos e gestos de um desconhecido; Em “Meat Me” (Jone San Martin), uma mulher dança num matadouro; Em “Synapse” (Vanessa Le Mat), uma bailarina movimenta-se entre o salão de cabeleireiro e o supermercado.
Wolf (Lobo) | Alain PLATEL
2004, 130’
Produção: ZDF
Cães, sexo e karaoke, assim pode resumir-se o espetáculo de Alain Platel dedicado a Mozart. O encenador belga concebeu uma coreografia que junta canto, dança, acrobacias, paródia, violência, política e poesia: uma autêntica sinfonia de sentidos que raramente acontece no teatro.
Didon et Énée (Dido e Eneias) | Sasha WALTZ
2005, 105’
Coprodução: ARTE, ZDF
A coreógrafa Sasha Waltz atreve-se na sua primeira produção fora da dança e cruza os géneros com a sublime ópera de Purcell, expoente da arte lírica inglesa.
Eneias, príncipe de Troia, ao fugir da sua pátria conquistada pelos gregos é recebido na casa de Dido, rainha de Cartago. Apaixonam-se, mas apesar do amor ser recíproco, Eneias deixa Dido para cumprir o seu destino: fundar Roma. Abandonada, a rainha suicida-se de desespero.
Bill T. Jones, solos | Don KENT
2005, 26′
Coreografia e Interpretação: Bill T. Jones
Coprodução: ARTE France, Bel Air Media, On Line Productions
Quatro pequenas peças coreografadas e dançadas por Bill T. Jones.
Sozinho num estúdio o coreógrafo americano exprime violência, doçura e emoção ao longo destas quatro pequenas peças: “Ionization” (a partir de uma música de Edgar Varèse), “Chaconne” (a partir de um extrato de Partitura em ré maior para violino de J. S. Bach) e “Tea for two”, a partir da célebre canção com o mesmo nome, aqui interpretada por Blossom Dearie, que inspirou a Bill T. Jones duas improvisações radicalmente diferentes.
Ma mère L’oye | Thierry de MEY
2004, 28′
Coreografia e Realização: Thierry de Mey
Com: Anne Teresa de Keersmaeker, Jonathan Burrows, Iris Bouche, Erna Omasdottir, Sidi Larbi Cherkaoui, Damien Jalet, Samir Akika, Michèle Anne de Mey, Marco Paccagnella
Música: Maurice Ravel
Producão: Eroica Productions
Em 1908, Ravel compôs “Ma mère l’oye” bailado feérico povoado de ninfas adormecidas e de elfos saltitantes. Um século mais tarde, o coreógrafo e cineasta belga Thierry de Mey propõe a sua versão do conto. Filmado nas florestas dos arredores de Bruxelas, tem em cena cerca de sessenta bailarinos que, depois de escolherem para si uma personagem da lenda, executam solos, duos ou cenas de grupo.
Rugas | Rui HORTA e Marcus BEHRENS
2002, 26’
Coreografia: Rui Horta
Com: Annabelle Bonnéry, Bruno Heynderickx, Nicola Carofiglio e Volker Michl
Sob o sol inclemente de Portugal, quatro bailarinos-atores contam uma história sem palavras. Primeira realização audiovisual do coreógrafo português Rui Horta, “Rugas” é a história de três amigos traumatizados por uma experiência comum.
CICLO ARTE #2
PROJECTIONS
Le Rossignol | Christian CHAUDET
2005, 48’
Co-production: ARTE France, Agat Films E Cie, Mikros Image
Stravinsky‘s music, Andersen‘s tale, Natalie Dessay‘s voice and 3D images, make this film a rare object, which earned it the Fipa d’Or 2005. It is therefore a beautiful tribute to Andersen on the occasion of the bicentennial of his birth.
Georgia. Le cœur volé | Stefanie THIERSCH
2002, 27’
Production: Film Acqua
A poetic crime film, a dance inspired on a poem by Philippe Soupault, dated 1922.
On the Seine River in Paris, a man on a boat writes words passionately on a piece of paper and then throws it into the water. On a bridge, a woman blows, and her breath turns into a violent breeze…
Frankfurt dance cuts | Lutz GREGOR
2004, 26’
Production: Köln Tagtraum, ZDF, ARTE
Four choreographies of former ballet dancers from the Frankfurt Ballet.
In “Kiki” (Alan Barnes), a man undergoes a metamorphosis and becomes a dancer; In “Iris” (Prue Lang), a woman copies the deeds and gestures of a stranger; In “Meat Me” (Jone San Martin), a woman dances in a slaughterhouse; In “Synapse” (Vanessa Le Mat), a dancer moves between the salon and the supermarket.
Wolf | Alain PLATEL
2004, 130’
Production: ZDF
Dogs, sex and karaoke, so can summarize the Alain Platel’s show dedicated to Mozart. The Belgian director conceived a choreography that combines singing, dancing, acrobatics, parody, violence, politics and poetry: an authentic symphony of meanings that rarely happens in the theater.
Didon et Énée | Sasha WALTZ
2005, 105’
Co-production: ARTE, ZDF
Choreographer Sasha Waltz takes risks in her first non-danced production and crosses genres with Purcell’s sublime opera, exponent of English lyric art.
Aeneas, prince of Troy, in fleeing from his homeland conquered by the Greeks is received in the house of Dido, queen of Carthage. They fall in love, but though love is reciprocal, Aeneas leaves Dido to fulfill his destiny: to found Rome. Abandoned, the queen commits suicide due to despair.
Bill T. Jones, solos | Don KENT
2005, 26′
Choreography and Performance: Bill T. Jones
Co-production: ARTE France, Bel Air Media, On Line Productions
Four small pieces choreographed and danced by Bill T. Jones.
Alone in a studio, the American choreographer expresses violence, sweetness and emotion throughout these four small pieces: “Ionization” (from a song by Edgar Varèse), “Chaconne” (from an extract from D major score for violin by J. S. Bach) and “Tea for Two”, from the famous song with the same name, played here by Blossom Dearie, which inspired Bill T. Jones two radically different improvisations.
Ma mère L’oye | Thierry de MEY
2004, 28′
Choreographt and Directing: Thierry de Mey
With: Anne Teresa de Keersmaeker, Jonathan Burrows, Iris Bouche, Erna Omasdottir, Sidi Larbi Cherkaoui, Damien Jalet, Samir Akika, Michèle Anne de Mey, Marco Paccagnella
Soundtrack: Maurice Ravel
Production: Eroica Productions
In 1908, Ravel composed “Ma mère l’oye” faerie ballet populated by sleeping nymphs and bouncing elves. A century later, Belgian choreographer and filmmaker Thierry de Mey proposes his own version of the tale. Filmed at the forests outside Brussels, there are about sixty dancers on the scene who, after choosing for themselves a character from the tale, perform solos, duos or group scenes.
Rugas | Rui HORTA and Marcus BEHRENS
2002, 26’
Coreography: Rui Horta
With: Annabelle Bonnéry, Bruno Heynderickx, Nicola Carofiglio and Volker Michl
Under the inclement sun of Portugal, four actors-dancers tell a story without words. First audiovisual object of the Portuguese choreographer Rui Horta, “Rugas” is the story of three friends traumatized by a common experience.