“AMIGOS IMAGINÁRIOS”
Rita Barbosa
Amigos Imaginários é um filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projecção de um filme, em fase de montagem, que é sonorizado ao vivo num estúdio de foley*. Uma especulação sobre o que poderá ser o cinema, tirando partido de um dos artifícios mais utilizados para a construção da ilusão da verdade. O filme propõe desiludir o espectador, impedindo que este se esqueça da irrealidade e dos truques da magia do cinema, ao fazer crer que tudo é verdade.
Um realizador diletante e três performers não-profissionais do foley fazem do filme uma partitura. Enquanto o gesto dos performers procura de forma literal e obsessiva os ruídos que mexem com as coisas e com os seres do filme, o que vemos é o desmantelar da ilusão, pondo a nu os mecanismos da mentira. O realizador aproveita-se da oportunidade para jogar com as possibilidades, fazendo experiências com narrações, que oscilam entre o mundo contado em pequenas e lúdicas histórias e o mundo comentado em desabafos de um montador inquieto. A natureza das imagens e dos sons é construída a partir de uma colecção de anotações, entre o diário e o ficcional, num contraponto entre imagem-filme e imagem-performance. Como num espaço neo-cubista, a verdade é libertada de um automatismo perceptivo, abrindo caminho ao acaso e evocando fantasmas – os amigos imaginários.
* Foley (ou bruitage) é uma técnica de criação de efeitos sonoros gravados em estúdio, onde sons de passos, portas a fechar, trovões, etc., são reproduzidos por sonoplastas em sincronia com o filme, com o objetivo de conferir mais realismo às cenas.
Biografias dos criadores
Rita Barbosa
Rita Barbosa é realizadora, licenciada em Artes Digitais, no curso de Som e Imagem da UCP (2002). Escreveu e realizou a curta metragem À Noite Fazem-se Amigos, com estreia internacional no Festival de Locarno. É representada como realizadora de publicidade pela Take it Easy, desde 2005. Na área do teatro, dança e performance colaborou na criação, concepção visual, vídeo e cenografia de vários projectos, entre eles: Três Dedos Abaixo do Joelho, de Tiago Rodrigues (melhor espectáculo de teatro de 2012 pela SPA); Sabotagem, de Lígia Soares e Miguel Castro Caldas; O Esplêndido, de Andresa Soares. Realizou vídeos experimentais como Get Bent, Pop Fish, apresentados em exposições e festivais como Fundação Cartier, Impakt e Courtisane.
Daniel Pizamiglio
Daniel Pizamiglio (Fortaleza, Brasil) é performer e coreógrafo. Tem formação no Brasil e em Portugal em composição, dança e performance. Entre 2015/2016 concluiu o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) do Forum Dança (Lisboa). Desde 2012 vive e trabalha em Lisboa onde já colaborou com diferentes artistas e coreógrafos, tais como Cláudia Dias, Cristina Maldonado, Calos Manuel Oliveira, Inês Cartaxo, Leonardo Mouramateus, Liedewij van Eijk, Sílvia Pinto Coelho e Tamara Cubas. Como intérprete destaca o trabalho com João Fiadeiro na teoria e prática da Composição em Tempo Real e na peça “O que fazer daqui para trás” (2015) e com João dos Santos Martins nas peças “Projecto Continuado” (2015) e “Companhia” (2018). Atualmente tem previsto a criação de uma conferência-performance com Romain Teule e uma colaboração no projeto “Entre Cães e Lobos” (estreia prevista para 2019) de Gustavo Ciríaco. Do seu trabalho autoral como coreógrafo destaca o seu último solo “Dança Concreta” (2016).
Rui Lima
Rui Lima nasceu em 1981. É licenciado em Design de Luz e Som pela ESMAE onde atualmente leciona. Paralelamente e em colaboração com Sérgio Martins tem participado como compositor musical em espectáculos de artes performativas e vídeo-dança cujos encenadores se destacam: Joana Providência, Paulo Calatré, Inês Vicente, Alfredo Martins, Júnior Sampaio, João Garcia Miguel, Ana Luena (Teatro Bruto), Jorge Andrade (Mala Voadora), Cristina Carvalhal, Rita Lello, Andresa Soares, Victor Hugo Pontes, Nuno Cardoso, Miira Sippola e Marco da Silva Ferreira. Apresentou o seu trabalho em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Israel, Macedónia, Finlândia, Brasil e Rússia. Como músico/performer participou em diversos projetos experimentais, sendo atualmente membro dos projetos musicais Wet Thatcher e Ekco Deck. Em cinema fez a banda sonora original para o filme Veneno Cura (2007) dirigido por Raquel Freire e as curta-metragens Ausstieg (2010) e Sobre El Cielo (2015) dirigidas por Jorge Quintela.
Sérgio Martins
Sérgio Martins nasceu em 1982. Completou o curso de Guitarra Clássica no Conservatório de Música do Porto e está atualmente a terminar o curso de Música Electrónica e Produção Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco com orientação de Carlos Guedes, Mário Barreiros, Rui Dias, Gustavo Costa entre outros. Simultaneamente, e em colaboração com Rui Lima, trabalha desde 2001 como compositor musical para artes performativas, vídeo-dança, cinema e música para publicidade, tendo trabalhado com encenadores e coreógrafos como Joana Providência, Paulo Calatré, Inês Vicente, Alfredo Martins, Júnior Sampaio, João Garcia Miguel, Ana Luena (Teatro Bruto), Jorge Andrade (Mala Voadora), Cristina Carvalhal, Rita Lello, Andresa Soares, Victor Hugo Pontes, Nuno Cardoso e Miira Sippola. Apresentou trabalhos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Israel, Macedónia, Macau, Finlândia, Brasil, Polónia e Rússia. No cinema, compôs a banda sonora para o filme Veneno Cura (2007) realizado por Raquel Freire e as curta-metragens Ausstieg (2010), O Amor É A Solução Para A Falta De Argumento (2011) e Sobre El Cielo (2015) realizados por Jorge Quintela.
Jonathan Saldanha
Jonathan Saldanha é um construtor sonoro e cénico que aborda com o seu trabalho elementos de pré-linguagem, cristalização, animismo e eco. É o co-criador das peças cénicas NYARLATHOTEP, MÁQUINA DA SELVA, REI TRIOLOGIA e DEL apresentadas em espaços como Rivoli Teatro Municipal do Porto, Accès(s) Festival e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Compôs desde 2010 uma série de peças para voz, electrónica e espaço ressonante como: TEUFEL RADAR para coro e antena; KHŌROS ANIMA para coro, sub graves e espaço fabril; SANCTA VISCERA TUA para gesto, percussão, térmitas e coro, a partir dos arquétipos de uma Via Sacra; e SILVO UMBRA para coro, cintilância e espaço esférico. É parte da dupla de produtores FUJAKO, dirige o projeto HHY & The Macumbas e foi o fundador do coletivo SOOPA, editora e programadora de concertos e performances iniciada em 1999 no Porto. Deu concertos nos festivais Sónar, Primavera Sound, Amplifest, Out.Fest, Milhões de Festa, Neopop, Elevate e em espaços como Ancienne Belgique em Bruxelas, Berghain Kantine em Berlim, Stubnitz em Hamburgo, Filmer la Musique em Paris e Issue Project Room em Nova Iorque. A sua música foi editada pela Angström, Tzadik, Rotorelief, SiloRumor e Wordsound. O seu filme/ensaio MÁQUINA DA SELVA / MUNDO DE CRISTAL foi editado pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
www.jonathanulielsaldanha.com
www.silorumor.com
www.soopa.org
Ficha técnica
Realização e direcção artística: Rita Barbosa
Design de som: Rui Lima, Sérgio Martins, com a participação de Jonathan Saldanha
Performance: Rui Lima, Sérgio Martins, Daniel Pizamiglio
Produção: Henrique Figueiredo
Direcção técnica: Pedro Lima
Direcção de cena: Helena Ribeiro
Desenho de luz: Mário Bessa
Som: João Pratas, Margarida Pinto
Cartaz e design gráfico: Dayana Lucas, Pedro Nora
Direcção de fotografia: Jorge Quintela
1o assistente de imagem: Miguel Ângelo
2o assistente de imagem: Bruno MedeirosCo-produtores Temps D’Images Lisboa / DuplaCena
Apoio financeiro: Câmara Municipal do Porto, SPA, AGECOP
Apoios: O Espaço do Tempo, Take It Easy, Planar, Teatro do Bolhão, Circolando, Mala Voadora
Agradecimentos: António Selas, Joana Dilão, Cláudia Santos, Dayana Lucas, Daniel Oliveira, Daniel Ribas, Ana Paula Sousa, Ekaterina Solomina, Janine Lamas, Joaquim Fernandes, Jorge Garcia, José Manuel Castro, Mariana Dixe, Paula Marques, Pedro Nora, Sofia Arriscado
“AMIGOS IMAGINÁRIOS”
Rita Barbosa
Amigos Imaginários (Imaginary Friends) is a documentary and a performance, which invites the audience to watch a documentary film during its post-production phase with live addition of sound effects in a Foley studio.* It is a speculation on what cinema can become while exploiting an effect most widely used for construction of believable illusions. The film aims to disillusion the viewer, preventing him from forgetting the unreality and the tricks used to create the magic of cinema, to make them believe that all is true.
An amateur filmmaker and three non-professional Foley artists make a score out of the film. While the gesture of the performers are obsessively seeking to literally reproduce the noises produced by objects and beings in the film, instead they are unmaking the illusion, uncovering the mechanisms used to create a lie. The director uses the opportunity to play with possibilities, experimenting with narratives that goes between the world of small and playful stories to the narrative world created through comments of a restless editor. The nature of images and sounds is based on a collection of documentary and fictional notes contrasting the images created by the documentary and by the performance. As if in a neo-cubist space the truth is released from a perceptive automatism, opening the way to invoking spirits – the imaginary friends.
* Foley is a process of creating sound effects recorded in a Foley studio, where sounds of steps, closing doors, thunderclaps etc. are reproduced by sound designers alongside the film with the purpose of making the scenes appear more realistic.
Biography
Rita Barbosa
Rita Barbosa is graduated in the Digital Arts, from the Sound and Image course at UCP (2002). She wrote and directed the short film À Noite Fazem-se Amigos, which had its international premiere at the Locarno Festival, and has been represented as an advertising director by Take It Easy, since 2005. She has collaborated in the creation, visual conception, video and scenography on various projects in the areas of theatre, dance and performance, among which are: Três Dedos Abaixo do Joelho, by Tiago Rodrigues (awarded best theatre show of 2012 by SPA); Sabotagem, by Lígia Soares and Miguel Castro Caldas; and O Esplêndido, by Andresa Soares. She has directed experimental videos such as Get Bent and Pop Fish, shown at exhibitions and festivals such as the Cartier Foundation, Impakt and Courtisane.
Daniel Pizamiglio
Daniel Pizamiglio (Fortaleza, Brazil) is a performer and choreographer. He was trained both in Brazil and Portugal in composition, dance and performance. Between 2015/2016 he completed the Choreographic Creation, Dance Research and Training Program (PEPCC) at Forum Dança (Lisbon). He has been living in Lisbon since 2012, where he has collaborated with different artists and choreographers, such as Cláudia Dias, Cristina Maldonado, Calos Manuel Oliveira, Inês Cartaxo, Leonardo Mouramateus, Liedewij van Eijk, Sílvia Pinto Coelho and Tamara Cubas. As a performer, highlights include his work with João Fiadeiro in the theory and practice of Composition in Real Time and on the piece O Que Fazer Daqui Para Trás (2015); and with João dos Santos Martins on the pieces Projecto Continuado (Continued Project) (2015) and Companhia (Company) (2018). Currently, he is planning the creation of a conference- -performance with Romain Teule and a collaboration on the project Entre Cães e Lobos (Between Dogs and Wolves) (premiere planned for 2019) by Gustavo Ciríaco. Among his original work as a choreographer he highlights his latest solo work Dança Concreta (Concrete Dance) (2016).
Rui Lima
Rui Lima was born in 1981. He’s graduated in Lighting and Sound Design from ESMAE, where he currently lectures. At the same time, and in collaboration with Sérgio Martins, he has participated as a music composer on performative arts shows and dance videos, and highlights those directed by: Joana Providência, Paulo Calatré, Inês Vicente, Alfredo Martins, Júnior Sampaio, João Garcia Miguel, Ana Luena (Teatro Bruto), Jorge Andrade (Mala Voadora), Cristina Carvalhal, Rita Lello, Andresa Soares, Victor Hugo Pontes, Nuno Cardoso, Miira Sippola and Marco da Silva Ferreira. He has shown his work in countries such as Portugal, Spain, France, Germany, Israel, Macedonia, Finland, Brazil and Russia. As a musician/performer, he has participated on several experimental projects, and is currently a member of the musical projects Wet Thatcher and Ekco Deck. For cinema, he did the original soundtrack for the film Veneno Cura (Poison Cures) (2007), directed by Raquel Freire, and the short films Ausstieg (Exit) (2010) and Sobre El Cielo (Over El Cielo) (2015) by Jorge Quintela.
Sérgio Martins
Sérgio Martins was born in 1982. He completed the Classical Guitar course at the Porto Music Conservatory, and is currently finishing the course in Electronic Music and Musical Production at the Superior School of Applied Arts in Castelo Branco, with Carlos Guedes, Mário Barreiros, Rui Dias and Gustavo Costa, among others, as his advisors. At the same time, and in collaboration with Rui Lima, he has been working as a music composer for the performative arts, dance videos, cinema and advertising since 2001, having worked with directors and choreographers such as Joana Providência, Paulo Calatré, Inês Vicente, Alfredo Martins, Júnior Sampaio, João Garcia Miguel, Ana Luena (Teatro Bruto), Jorge Andrade (Mala Voadora), Cristina Carvalhal, Rita Lello, Andresa Soares, Victor Hugo Pontes, Nuno Cardoso and Miira Sippola. He has shown his work in Portugal, Spain, France, Germany, England, Israel, Macedonia, Macau, Finland, Brazil, Poland and Russia. In cinema, he composed the soundtrack for the film Veneno Cura (Poison Cures) (2007), directed by Raquel Freire, and the short films Ausstieg (Exit) (2010), O Amor É A Solução Para A Falta De Argumento (Love is the Answer for the Lack of Argument) (2011) and Sobre El Cielo (Over El Cielo) (2015), directed by Jorge Quintela.
Jonathan Saldanha
Jonathan Saldanha is a sound and scenic constructor who approaches pre-linguistic elements, crystallization, animism and eco in his work. He is the co-creator of the stage pieces NYARLATHOTEP, MÁQUINA DA SELVA, REI TRIOLOGY and DEL, shown at spaces such as the Rivoli Municipal Theatre of Porto, Accès(s) Festival and the Serralves Museum of Contemporary Art. Since 2010, he has composed a series of pieces for voice, electronics and resonant space such as: TEUFEL RADAR for chorus and antenna; KHŌROS ANIMA for chorus, sub-bass and factory space; SANCTA VISCERA TUA for gesture, percussion, termites and chorus, based on the archetypes of the Via Sacra, and SILVO UMBRA for chorus, scintillating sheen and spherical space. He belongs to the production duo FUJAKO, directs the project HHY & The Macumbas, and was the founder of the collective SOOPA, an arts platform that releases music and schedules concerts and performances, which he started in 1999, in Porto. He has performed concerts at festivals such as Sónar, Primavera Sound, Amplifest, Out.Fest, Milhões de Festa, Neopop and Elevate, and in spaces such as Ancienne Belgique in Brussels, Berghain Kantine in Berlin, Stubnitz in Hamburg, Filmer la Musique in Paris and Issue Project Room in New York. His music has been released by Angström, Tzadik, Rotorelief, SiloRumor and Wordsound. His film/essay MÁQUINA DA SELVA / MUNDO DE CRISTAL was released by the Serralves Museum of Contemporary Art.
www.jonathanulielsaldanha.com
www.silorumor.com
www.soopa.org
Credits
Artistic direction: Rita Barbosa
Sound design: Rui Lima, Sérgio Martins, with the participation of Jonathan Saldanha
Performance: Rui Lima, Sérgio Martins, Daniel Pizamiglio
Production: Henrique Figueiredo
Technical direction: Pedro Lima
Stage direction: Helena Ribeiro
Light design: Mário Bessa
Sound: João Pratas
Poster and graphic design: Dayana Lucas and Pedro Nora
Photography: Jorge Quintela
1º camera assistant: Miguel Ângelo
2o camera assistant: Bruno Medeiros
Financial Support: Câmara Municipal do Porto, SPA and AGECOP
Support: O Espaço do Tempo, Take It Easy, Planar, Teatro do Bolhão, Circolando, Mala Voadora
Acknowledgments: António Selas, Joana Dilão, Cláudia Santos, Dayana Lucas, Daniel Oliveira, Daniel Ribas, Ana Paula Sousa, Ekaterina Solomina, Janine Lamas, Joaquim Fernandes, Jorge Garcia, José Manuel Castro, Mariana Dixe, Paula Marques, Pedro Nora, Sofia Arriscado