“AMOR E POLÍTICA”
Maria Gil & Miguel Bonneville
Como é que podemos pensar politicamente o amor? Como é que podemos pensar um assunto que é normalmente visto como sendo algo do foro íntimo e privado de cada um? Que relação existe entre os afectos e a forma como nos organizamos socialmente e vivemos uns com os outros? E será a política algo a que voltamos apenas em ano de eleições? Como é que vivemos a política nas nossas vidas, na privacidade das nossas casas?
Nesta palestra performance, a dramaturgia constrói-se à volta de entrevistas realizadas a políticos pertencentes a partidos com representação parlamentar, independentes, e pessoas ligadas a movimentos sociais; bem como, entrevistas realizadas a ex-namorados, cartas de amor e fragmentos de diários pessoais. Durante o espectáculo haverá a recriação de uma performance do século XX.
Biografias
Maria Gil (Lisboa, 1978): Cria espectáculos despojados e fundados na palavra, estabelecendo uma relação directa e próxima com os espectadores; as suas dramaturgias têm como ponto de partida premissas autobiográficas e histórias de pessoas e de lugares, que recolhe, cruza e ficciona, para construir uma poética do quotidiano. Os seus trabalhos evocam a periferia e a margem, mas também pessoas e lugares em desaparecimento. Colabora regularmente com criadores de várias áreas artísticas, nomeadamente da dança, da música, das artes visuais e do cinema. Trabalha com várias instituições públicas e privadas, concebendo, desenvolvendo, e realizando actividades e estratégias educativas que articulam a imaginação e o pensamento.
Miguel Bonneville (Porto, 1985): Concluiu os cursos de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo (2000-2003), Artes Visuais na Fundação Calouste Gulbenkian (2006), Autobiografias, Histórias de Vida e Vidas de Artista no CIES-ISCTE (2008), Arquivo – Organização e Manutenção’ no Citeforma (2013) e Costurar ideias’ na Magestil (2013). Através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista, Bonneville introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na destruição e na reconstrução da identidade.
Ficha técnica
Criação e interpretação: Maria Gil, Miguel Bonneville
Apoio Cénico: Pedro Silva
Apoio Dramatúrgico: Filipa Reis
Desenho de Luz: Artur Pispalhas
Operação: Nuno Patinho
Produção executiva: Vítor Alves Brotas
Administração: Susana Martinho Lopes
Imagens de Divulgação: Joana Linda
Registo Vídeo: Cláudia Alves
Residência de Criação: Centro Cultural do Candoso, Guimarães
Produção: Teatro do Silêncio
Co-produção: Negócio/ZDB e Festival Temps D’Images
Apoios e Agradecimentos: Florineve, Wip – Hairport – Projecto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Junta de Freguesia de Carnide.