“MERCI”
Sara Vaz
ESTREIA ABSOLUTA
MERCI é um espetáculo vídeo-instalação, composto por três filmes (M#1, M#2 e M#3), registados com um iPhone.
Simultaneamente referencial e abstrato, MERCI parte de eventos e experiências específicas que servem de gatilho para a construção ficcional. O contexto é o de uma viagem pela Europa e uma história de amor entre duas personagens: a autora e X. X será sempre, também, o próprio espectador. Através da construção de uma narrativa labiríntica onde realidade, sonhos e ficção se confundem, M#1 corresponde à vivência da história de amor, M#2 é um luto, M#3 é uma sátira, uma encenação de uma espécie de diário filmado dirigido a X. Ao jogar com antíteses como documentação e invenção, facto e ficção, realidade e farsa, MERCI constrói um território aberto à comunicação, onde o espectador é também ‘protagonista’.
MERCI é a primeira parte de um díptico. A segunda parte “MERCI a Antestreia” será apresentada no Festival Temps d’Images Lisboa em 2017.
Ficha técnica
Realização, Texto e Interpretação Sara Vaz
Montagem Duarte Pedroso de Lima, Sara Vaz
Sonoplastia e Música original BlackBambi
Design e Programação de vídeo Stephen Jürgens
Olhar exterior Luís Miguel Fonseca
Apoio à cenografia Marco Balesteros
Pós-produção de áudio Rafael Gonçalves Cardoso, Nuno Gelpi
Pós-produção de imagem Rita Lamas
Operador de vídeo Duarte Pedroso de Lima
Produção executiva Ana Sofia Nunes
Coprodução Horta Seca/Festival Temps d’Images Lisboa
Apoio Fundação GDA
“MERCI”
Sara Vaz
MERCI is a video-installation show with three films (M#1, M#2 and M#3), recorded with an iPhone.
Simultaneously referential and abstract, MERCI starts from specific events and experiences that serve as a trigger for the fictional construction. The context is that of a trip through Europe and a love story between two characters: the author and X. X will always be the spectator himself too. Through the construction of a labyrinthine narrative where reality, dreams and fiction are confused, M#1 corresponds to the experience of the love story, M#2 is a mourning, M#3 is a satire, a staging of a sort of directed filmed diary to X. Playing with antitheses such as documentation and invention, fact and fiction, reality and farce, MERCI constructs a territory open to communication, where the spectator is also a ‘protagonist’.
MERCI is the first part of a diptych. The second part “MERCI a Antestreia” will be presented at the Festival Temps d’Images Lisboa in 2017.
Credits
Directing, Text and Performance Sara Vaz
Editing Duarte Pedroso de Lima, Sara Vaz
Sound mixing and Original soundtrack BlackBambi
Design and Video programming Stephen Jürgens
Outer look Luís Miguel Fonseca
Scenography support Marco Balesteros
Audio post-production Rafael Gonçalves Cardoso, Nuno Gelpi
Image post-production Rita Lamas
Video operator Duarte Pedroso de Lima
Executive production Ana Sofia Nunes
Co-production Horta Seca/Festival Temps d’Images Lisboa
Support Fundação GDA